2010-02-19

54 minutos perdidos

Ontem fui cancelar o Speedy da linha de Americana.
A opção pelo cancelamento surgiu porque não posso transferir o Speedy de lá para cá.
Muito bem. Após uma ligação frustrada (em que a atendente Tatiane derrubou a ligação), três tentativas sem êxito na conexão, consegui, via celular, cancelar o Speedy.

É verdade que foram 54 minutos e 24 segundos ouvindo "um instante por favor", "senhor, desculpe-me pela demora" e "mais um minuto"... eu gostaria de saber porque é tão difícil cancelar um serviço no Brasil. Acredito que seja para desestimular o consumidor, que deve pensar "vou perder 2 horas nisso, então deixa pra lá..."

Efetivamente deve ser essa a intenção deles, pois com a OI foi a mesma enrolação.

Curiosamente tudo acontece ao contrário. Quando alguém compra um serviço, o processo deveria ser mais rigoroso, pois indiretamente a empresa está concedendo um crédito ao consumidor (crédito de 30 dias, renováveis por mais 30 e assim por diante). No Brasil é muito fácil se comprar um serviço. Tente cancelá-lo. A primeira pergunta dos call-centers é "porque o sr está cancelando o serviço?".... curiosamente uma resposta tipo "porque eu não quero mais" não é aceita... e acabam fazando de tudo para te manter como cliente, incluindo enrolar o pobre do cliente por praticamente uma hora para cancelar o serviço...

Essas prestadoras de serviço fazem muita propaganda para mostrar os investimentos, porque não investem num sistema mais rápido, que não faça o consumidor perder uma hora para cancelar o serviço?

O consumidor é mal tratado e desrespeitado.

E no final da história, o pior do Brasil é o brasileiro.

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